O assunto que viemos falar é muito sério, o suicídio. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), ocorrem mais de 800 mil casos de suicídio por ano no mundo, e cerca de 12 mil no Brasil. Por isso, o mês de Setembro é o mês de prevenção ao suicídio, com a campanha #SetembroAmarelo. E você sabia que a ingestão de água pode ser uma forma de ajudar no combate a depressão, além de outras atividades? A Cânovas vem falar um pouco sobre esse assunto.
Á ÁGUA COMO FORMA DE PREVENÇÃO
Como sabemos, nosso corpo é constituído de aproximadamente 65% de água. E este necessita ser reabastecido regularmente para que a circulação sanguínea flua, favorecendo a saúde corporal e, em especial, a cerebral.
A presença de quantidades significativas de água no organismo irá atuar diretamente no metabolismo e nos neurônios. Com isso, irá facilitar a absorção de medicamentos, diminuindo efeitos colaterais e facilitando a eliminação das toxinas. A ingestão de água também ajuda no controle de crises de ansiedade.
Além da água, outras atividades ajudam a evitar a depressão, como:
- Praticar atividades físicas regularmente;
- Cuidar de uma horta ou de plantas ornamentais;
- Alimentação saudável;
- Meditação;
- Ciclo de boas amizades;
O assunto suicídio é delicado. Sendo assim, é preciso que seja tomado todos os cuidados necessários ao abordar esse tema. A informação deve ser na forma de prevenção. É preciso saber ouvir uma pessoa que apresenta tendências suicidas, evitando dar conselhos. Além disso, a pessoa que é respeitada e acolhida sem qualquer tipo de julgamento, não irá se sentir isolada. Enfim, a ajuda profissional é um importante fator na recuperação de pessoas que se encontram nesse estado.
NÃO CONHECE O #SETEMBROAMARELO ?
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Foi criada no Brasil em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). O dia 10 de setembro é conhecido como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio desde 2003, sendo assim o mês de Setembro o escolhido para a campanha.
A cor amarela foi escolhida porque, em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida ao dirigir o seu carro amarelo. Assim, amigos e familiares do jovem distribuíram em seu funeral fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo sofrimento de Mike. Imediatamente a mensagem acabou se espalhando pelo mundo afora. Para saber mais sobre a campanha, acesse o site.