Com a chegada do verão, é natural que as pessoas bebam mais líquidos por conta do calor, que faz com que o nosso corpo desidrate mais rápido do que nas outras estações do ano, já que perdemos muita água e sais minerais por meio do suor.
Nós da Cânovas Bebedouros sabemos muito bem os benefícios que ganhamos ao manter o nosso organismo hidratado, e porque devemos beber água de maneira regular durante o dia a dia.
No verão, tomar algumas outras precauções relevantes para o seu corpo. Separamos, portanto, alguns cuidados indispensáveis para serem tomados durante os dias mais quentes do anos. Então, para aproveitar este verão de forma saudável e divertida, sem nunca se esquecer de beber muita água, siga as dicas abaixo!
No verão, evite o sol e escolha a roupa certa!
Sol na areia, chegada do verão.
Uma pessoa saudável mantém a sua temperatura corporal aos 37º graus, mesmo se tiver de dia ou de noite. A exposição em excesso ao calor do verão pode causar insolação ou hipertermia, que é o momento em que o organismo não consegue mais manter a sua temperatura devido a alta temperatura. Neste processo, em uma tentativa de dissipar o calor intenso recebido pelos raios solares, algumas células param de funcionar, gerando desmaios graves.
De acordo com recomendações de especialistas, o ideal é não ficarmos expostos ao sol entre o período das 10h até as 16h. Sem nunca se esquecer de passar o filtro solar ao sair de casa – e até mesmo dentro! -, procure usar sempre um chapéu, boné ou sombrinha e andar pelas sombras sempre que possível.
Neste verão, devemos também tomar cuidado com as roupas que vestimos. Procure usar peças de tecidos como linho, algodão, viscolycra, viscose, tricoline, renda etc. Deve-se também evitar as roupas de cores escuras, pois elas absorvem mais o calor por não refletirem a luz solar.
A alimentação como aliada na luta contra o calor intenso
A importância da hidratação no verão.
Não é segredo para ninguém que algumas frutas e vegetais são grandes aliados de nosso organismo na luta de manter a saúde em dia. Sabemos também que a união de alguns alimentos como o limão, maçã e pepino à água, pode gerar uma combinação milagrosa que funciona como desintoxicante do nosso organismo . Além destes benefícios, diversas frutas e vegetais também podem ser fundamentais para que nosso corpo continue hidratado durante o verão.
Fontes de vitamina C como laranja, morango, abacaxi e acerola são recomendadas por fortalecer o sistema imunológico, queimar gordura, ser fontes de propriedades antioxidantes, além de regular o metabolismo e, de quebra, combater o efeito do estresse – aliás, quem não perde um pouco da paciência quando os termômetros marcam mais do que estamos acostumados a aguentar?
Além das frutas cítricas, vegetais como a couve, por exemplo, que abriga nutrientes eficazes na limpeza do intestino, além de proteger o fígado dos efeitos nocivos de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos, também devem ser incluídos em uma alimentação saudável.
Já para o cuidado com a pele, a cenoura é recomendada. Rica em betacaroteno, substância importante por ser responsável pela produção de melanina em nosso organismo, a cenoura pode garantir o resultado ideal para quem busca sempre manter uma pele rejuvenescida e hidratada.
Exercícios físicos é certeza de rotina saudável
A importância de praticar exercícios físicos durante o verão.
Manter uma rotina de exercícios físicos também tem a sua parcela positiva para que o corpo continue trabalhando de maneira saudável. Durante as atividades, às vezes, o calor pode gerar certo cansaço, pois o nosso organismo aumenta a temperatura muito mais rápido durante o verão e, devido a perdas de líquido, cansaço e a fadiga são sentidos com mais intensidade.
Mas ainda sim é necessário que você se mantenha ativo. Mesmo se for preciso, diminua a carga de exercícios e tente aos poucos condicionar o seu corpo para que ele aguente por mais tempo a temperaturas acima do normal. Lembrando sempre de beber bastante água e incluir alimentos frescos e naturais em suas refeições.
Além de seguir as dicas acima, antes de mais nada, é importante a visita periódica ao médico não só neste, mas em todos os verões. Para se manter hidratado e saudável no período de calor, o ideal é marcar uma consulta com um clínico geral, que fará uma avaliação e, se for preciso, encaminhará a outros especialistas de acordo com a idade, sexo e histórico pessoal e familiar de cada um.