O IBGE estima que quase 24% da população brasileira tenha algum tipo de deficiência. Infelizmente, muitas delas não estão inseridas no mercado de trabalho e um dos principais motivos é a falta de acessibilidade nas empresas.
A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho tem sido tema de discussões e mobilizado organizações dos mais diversos setores em nosso país.
A caminhada em busca de oportunidades e processos mais justos ainda é longa. Mas por outro lado, hoje temos importantes empresas que investem em pessoas com deficiência por meio de programas de inclusão e integração, servindo como exemplo para muitas outras.
Por que existe a obrigatoriedade da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho?
Imagine se todos pensassem de maneira igual, não haveria
estímulo para a criatividade. É na adversidade que o ser humano supera
obstáculos e mostra sua capacidade de pensar e resolver problemas.
Isso deveria ser premissa dentro das empresas. E muitas estão colocando em prática programas que estimulam a diversidade entre seus colaboradores.
Só que existe um grupo que, muitas vezes, acaba ficando de fora: o de pessoas com deficiência (PCD). Por terem alguma limitação física, elas são taxadas injustamente de pouco produtivas e acabam não tendo oportunidades no mercado de trabalho. O fato é que, entre essas pessoas, existem muitos talentos que merecem atenção. Para ajudá-los e mostrar às empresas que a contratação de PCD é positiva, o Governo Federal criou a Lei Nº 8.213/91.
A Lei nº 8.213 é uma das mais importantes iniciativas que oferece empregabilidade às pessoas com deficiência. Implantada em 1991 e regulamentada no fim da mesma década, ela promove a inclusão de PCD no mercado de trabalho.
Conheça como algumas empresas investem na promoção e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho brasileiro.
NATURA
Um dos princípios básicos da Natura é a valorização dos colaboradores, e isso é uma das razões para que a empresa tenha como objetivo a formação de equipes com diversidade e com foco na inclusão.
Um dos pontos que chamam a atenção na Natura é o fato de que
a meta de contratação anual de PCDs é superior à cota exigida pela Lei.
Dentro desse projeto, se destaca o trabalho realizado com a inclusão de surdos: os colaboradores ouvintes da empresa são convidados a participar de cursos de Libras e se tornarem padrinhos dos colegas com deficiência que entram na organização.
Esses padrinhos acompanham os novos companheiros nas atividades diárias, auxiliando no processo de inclusão. A organização também utiliza um intérprete virtual que, por meio de um aplicativo e um tradutor de sites, leva a acessibilidade e informações para surdos de todo o país.
DROGASIL
A rede de farmácias Drogasil vê na contratação de pessoas com deficiência uma oportunidade de inclusão e conscientização social.
No programa Lado a Lado, a empresa oferece oportunidades de
trabalho com o objetivo de desenvolver competências profissionais e pessoais.
Podem fazer parte do projeto pessoas com deficiência visual, auditiva, múltipla
ou intelectual.
As vagas são destinadas para pessoas com interesse em carreiras nas áreas de saúde e beleza, em centros de distribuição e escritórios. O pré-requisito é que o candidato tenha ensino médio completo.
MAGAZINE LUIZA
O Magazine
Luiza também possui uma cultura organizacional que busca investimentos na
inclusão e acessibilidade. Desde 2013, a empresa oferece um programa com
treinamentos e incentiva seus colaboradores, de lojas e escritórios.
Durante a implantação do programa, a empresa percebeu que muitos de seus funcionários tinham receios de como lidar corretamente com um colega com deficiência.
Isso fez com que a organização desenvolvesse estratégias de comunicação interna com o objetivo de engajar toda a equipe, esclarecendo dúvidas e proporcionando conhecimento. A inclusão vai além dos funcionários e se estende também para seus clientes. O site da empresa pode ser acessado por meio de Libras e disponibiliza um aplicativo que auxilia a navegação de pessoas com dificuldades para digitar, mover o mouse ou com dificuldades na leitura.
A Cânovas quer proporcionar qualidade de vida para todos.
A Cânovas sempre se preocupa em trazer mais qualidade de vida para todos. Penso nisso projetamos a linha Life, para que as pessoas como deficientes físicos ou com mobilidade reduzida tivesse acesso a um purificador e pudesse beber água gelada e de qualidade.
Eles são bebedouros de fácil acesso, com botões acoplados na parte frontal e laterais (com indicação em braile) e o cadeirante consegue acessar o purificador com mais facilidade. Alguns modelos contam também com sensor infravermelho, fazendo com que a pessoal não necessita de contato manual com o purificador.
A inclusão das pessoas com deficiência é fundamental para nós, tanto pela responsabilidade social quanto pela aprendizagem da equipe e por respeito a esse público.
Garantir a acessibilidade nas empresas é uma forma de valorizar pessoas com necessidades especiais, mostrando que elas são importantes e bem-vindas em todos os ambientes.
Nós entendemos nosso papel como empresa nesta luta, e por isso se adequou sua estrutura comercial e seus produtos para oferecer água de qualidade e fácil acesso.