Dia Mundial da Água: “Não Deixar Ninguém Para Trás”
Hoje, 22 de Março, é comemorado o Dia Mundial da Água! É óbvio que nós da Cânovas Bebedouros não deixariamos de falar um pouco sobre essa data. Criado pela ONU em 1993, o Dia da Água é voltado para reflexão e discussão sobre como o homem se relaciona com a água.
De forma geral, a conscientização é para abordar temas como a conservação e proteção da água, medidas para solução de problemas como a poluição e o desenvolvimento ideal dos recursos hídricos.
Com o tema de “Não Deixar Ninguém Para Trás”, em 2019, a Organização das Nações Unidas afirma que, apesar dos progressos conquistados nos últimos anos, o objetivo de tornar a água um direito universal ainda está longe para parte da população mundial.
“O acesso à água é um direito vital para a dignidade de todos os seres humanos”, revela a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, em documento oficial apresentado pela ONU para o Dia da Internacional da Água de 2019. “Ainda assim, bilhões de pessoas continuam sendo privadas desse direito”, completa Audrey.
O documento destaca que em 2015, a cada três de dez pessoas, o equivalente a mais de 2 bilhões, ainda não tinham acesso à água potável. Já sobre o saneamento, o texto aponta que 4,5 bilhões de pessoas no mundo, ou seja, seis em cada 10, não tinham acesso ao saneamento básico. Em suma, é importante dizer que a falta de tratamento de água e esgoto influencia na saúde de mais da metade da população mundial e as consequências são sentidas, em grande parte, por crianças e idosos
“As populações pobres e marginalizadas serão afetadas de forma desproporcional, aumentando ainda mais as desigualdades crescentes. O relatório de 2019 fornece evidências da necessidade de se adaptar as abordagens, tanto nas políticas quanto na prática, para tratar das causas da exclusão e da desigualdade”, revela Gilbert F. Houngbo, diretor da ONU Água e presidente do FIDA, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola.
Entre outros alertas, o relatório aponta que políticas com falta de planejamento e o mal uso de recursos apenas uns dos grandes responsáveis pelas desigualdades ao acesso à água potável e ao saneamento saudável. Dessa forma, para a ONU, devemos enfrentar a desigualdade:
“Melhorar a gestão dos recursos hídricos e fornecer a todos o acesso à água potável e saneamento seguros e acessíveis financeiramente são ações essenciais para erradicar a pobreza, construir sociedades pacíficas e prósperas, e garantir que “ninguém seja deixado para trás” no caminho rumo ao desenvolvimento sustentável. Essas metas são totalmente alcançáveis, desde que exista uma vontade coletiva para proceder”, diz o relatório.
Vale lembrar que o Dia Mundial da Água é responsável por fortalecer a consciência ecológica em relação a este bem natural. Assim, é dever de cada ser humano conservar a água e as suas fontes, que são um dos maiores patrimônios mundial e responsáveis pelo equilíbrio e saúde do planeta Terra.
Também é interessante destacar que em 2018 o tema foi “Soluções naturais para a água” e em 2017 foi “Águas residuais”. Já os anos anteriores abordaram os seguintes temas:
2016: Água e Empregos
2015: Água e Desenvolvimento sustentável
2014: Água e Energia
2013: Cooperação pela água
2012: Água e segurança alimentar
2011: Água para cidades: respondendo ao desafio urbano
2010: Água limpa para um mundo saudável
2009: Águas Transfronteiriças: a água da partilha, partilha de oportunidades.
2008: Saneamento
2007: Lidando com a escassez de água
2006: Água e cultura
2005: Água para a vida
2004: Água e desastres
2003: Água para o futuro
2002: Água para o desenvolvimento
2001: Água e saúde
2000: Água para o século XXI
1999: Todos vivem rio abaixo
1998: Água subterrânea: o recurso invisível
1997: Águas do Mundo: há suficiente?
1996: Água para cidades sedentas
1995: Mulheres e Água
1994: Cuidar de nossos recursos hídricos é função de cada um.