Com a chegada de mais um final de ano, é fato que as pessoas tendem a exagerar um pouco mais na comilança e nas bebidas alcóolicas. Porém, para que você possa curtir as festas com cuidado, pensamos na sua saúde e separamos algumas dicas essenciais para se manter ativo e fortalecido, em um período do ano que marca uma próxima etapa na vida de cada um.
Porque reencontrar familiares e amigos para a ceia de Natal e brindar as conquistas e os novos desejos para o próximo ano é a melhor parte a ser comemorada.
Antes de mais nada, devemos nos lembrar que recentemente falamos sobre a chegada do verão, que faz com que o nosso corpo desidrate de forma mais rápida do que nas outras estações do ano, já que perdemos muita água e sais minerais por meio do suor.
Outros aspectos como uma rotina de atividades físicas e o sono saudável, por exemplo, também influenciam na maneira que o nosso corpo reage às bebidas, drinques e os pratos em geral.
Considerando o clima quente do ano, geralmente, bebidas refrescantes como a cerveja e a caipirinha são consumidas com mais frequência. Portanto, é bom lembrar que o abuso do álcool traz uma série de toxinas ao nosso corpo. O que influencia na pressão arterial, nos níveis de triglicérides, do colesterol e da glicemia.
Devemos, portanto, não nos render aos excessos. Pois, por conta do açúcar, alguns desconfortos estomacais e abdominais, gases e inchaços são causados por acúmulo de propriedades pró-inflamatórias.
Não se esqueça de alimentos com propriedades anti-inflamatórias
Farinha branca, carne vermelha e álcool são, em grande parte, responsáveis por desequilibrar o funcionamento dos órgãos. Alimentos ricos em nutrientes desintoxicantes é uma boa alternativa para quem está a fim de se prevenir a todo tempo. Várias receitas podem facilitar a nossa hidratação e desintoxicação, a água–detox, por exemplo, é prática e exerce uma ótima função em nosso organismo.
O ideal, portanto, é que horas antes do consumo de bebidas alcoólicas o corpo já esteja bem hidratado. Durante a ceia ou a festa de réveillon, é de extrema importância que se intercale, por exemplo, um copo de caipirinha, cerveja ou vinho com um copo de água ou suco. Essa medida evita os efeitos negativos da bebida como dores de cabeça e ressaca no dia seguinte.
Falando da outra parte boa das festas de fim de ano, dos pratos, alguns ingredientes como maçã, damasco, nozes, frutas vermelhas, couve, berinjela, orégano, couve-flor, brócolis, alho, cebola, limão, gengibre e chá verde contribuem para a prevenção do acúmulo de gordura.
Devemos, sobretudo, ter em mente que além de uma alimentação balanceada, a prática de exercícios contribui de forma considerável para a saúde das pessoas de todos os sexos e idades, prestando sempre atenção para cuidados especiais como no caso de pessoas idosas, por exemplo, ou com limitações físicas, clínicas, mentais etc.